Mito é um termo usado de forma pejorativa para descrever alguma situação de crenças culturais. È uma narrativa usada de forma simbolica que procura explicar uma certa realidade a qual diz ser verdadeira. O mito hoje ja é um termo não muito fundamentado falando nos tres ambitos fundamentais da sociedade: religião e ciência.
O termo mito na cultura ocidental, surgiram com a necessidade que os homens tiveram, nos primórdios, de compreender o mundo e a si mesmos e comunicar isso aos demais membros de suas respectivas tribos. Com isso, pode-se afirmar que “os mitos possuíam uma função extremamente importante nas sociedades primitivas, pois explicavam os aspectos essenciais da realidade, tais como a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais, assim como os processos interiores do próprio homem, juntamente com seus valores básicos. A narração mítica conta, por exemplo, como começou o mundo, como foram criados os seres humanos e os animais e a origem de certos costumes e formas das atividades humanas.
Os mitos diferenciam-se dos contos de fadas por referirem-se a um tempo diferente do tempo comum (contos tradicionais). A seqüência do mito é extraordinária, desenvolvida num tempo anterior ao nascimento do mundo convencional. Como os mitos se referem a um tempo e um lugar extraordinário, bem como a deuses e processos sobrenaturais, têm sido considerados aspectos da religião.
Porém, como sua natureza é integradora, o mito pode iluminar muitos aspectos da vida individual e cultural.
Desde os primórdios da cultura ocidental, o mito apresenta um problema de significado e interpretação que tem gerado discussões sobre o valor e a importância da mitologia.
Porém, como sua natureza é integradora, o mito pode iluminar muitos aspectos da vida individual e cultural.
Desde os primórdios da cultura ocidental, o mito apresenta um problema de significado e interpretação que tem gerado discussões sobre o valor e a importância da mitologia.
O mito expressa, através do seu poder criativo, como as coisas passaram a existir, a sua origem. Apesar de se constituir como uma criação, ele não pode ser interpretado como uma simples invenção, uma ficção, uma fábula ou algo parecido. A sua finalidade é representar, por meio de uma linguagem simbólica, a realidade o mundo humano.
ResponderExcluir"Um aspecto mportante a ser lembrado é o fato de que a experiência mítica, sobretudo do homem primitivo, só se desenvolve dentro de um espírito comunitário. Toda e qualquer experiência só é possível través da comunidade, das ações coletivas que se sobrepõem às individuais."
Podemos observar que, diferentemente da filosofia que se utiliza de sistemas e conceitos, o mito é marcado por um forte simbolismo, por uma forma de expressão até
mesmo literária. Desprovido de qualquer caráter lógico e racional, o mito nem sempre possui sentido, ficando às vezes no plano da sugestão. Por isso está sujeito às mais variadas interpretações. Muitos mitos são transmitidos através das epopéias cuja poesia expressa o mundo poético do povo grego.
Complementando o conhecimento sobre o Mito muitas histórias mitológicas conservam-se na mente das pessoas, dando uma certa, perspectiva daquilo que acontecia em suas vidas.
ResponderExcluir“Essas informações provenientes de tempos antigos têm a ver com os temas que sempre deram sustentação à vida humana, construíram, civilizações e formaram religiões através dos séculos, e têm a ver com os profundos problemas interiores, com os profundos mistérios, com os profundos limiares da nossa travessia pela vida...”
Aquilo que os seres humanos Aquilo que os seres humanos têm em comum revela-se no mito. Segundo Campbell, eles são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade, da busca do sentido de estarmos vivos. Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito é o relato a experiência da vida. Eles ensinam que nós podemos voltar-nos para dentro.
Assim sendo os mitos têm como tema principal e fundamental que é a busca da espiritualidade interior de cada um de nós.
“Os mitos estão perto do inconsciente colectivo e por isso são infinitos na sua revelação”.
Sobre mito, é uma história fora do comum, sendo algo ou coisas extraordinárias como: surgiu a terra, as aventuras dos deuses e ou sobre primeiro homem.
ResponderExcluir